2012

Semana Nacional do Cérebro 2012

Atividades listadas em ordem crescente de data inicial.

Em princípio, todas as atividades aqui divulgadas são gratuitas e abertas a todo o público.

 

 

  • 12/03 –  Como seu cérebro funciona? Possibilidades de otimizar o desempenho acadêmico

Responsável: Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

Email: fahc@vetorial.net

Colaboradores: Alexandra Moraes Maiato; Daniela Martí Barros; Renata Peixoto

Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio Grande

Telefone: (53) 8111-3033

Descrição da atividade: Palestra voltada aos acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande e das Faculdades Anhanguera com a finalidade de oportunizar aos estudantes ampliar suas condições de compreender os mecanismos que influenciam na sua conduta cognitiva, quer como sujeito aprendiz, quer como sujeito social.

Data: 12 de março, 2012

Horário: 19:30

Local: Prédio 1, sala 1115 – Universidade Federal do Rio Grande / Campus Carreiros

 

 

  • 12 a 15/03 –  Hipóxia-isquemia perinatal: modelos animais e possíveis terapias

Responsável: Éverton Luis Nunes Costa

Email: everton123costa@gmail.com

Colaboradores: Penha Cristina Barradas Daltro-Santos; Fernanda Corrêa Cerqueira Lopes; Alan Pereira da Costa; Éverton Luis Nunes Costa

Instituições de apoio/realização: UERJ; SBNeC; UFRJ

Telefone: (21) 2868-8040; 2606-2396

Descrição da atividade: Abordaríamos aspectos da hipóxia-isquemia perinatal. Iniciaríamos a palestra definindo o termo hipóxia-isquemia. Seriam expostos dados estatísticos de quantos indivíduos passam por um evento de hipóxia e os danos morfológicos (perda neuronal e de oligodendrócitos); cognitivos (epilepsia, déficits de atenção e de memória e aprendizado) e motores (dificuldades de executar movimentos, paralisia cerebral). Concluiríamos discorrendo sobre modelos animais para o estudo da hipóxia e possíveis terapias.

1º Proposta- Exposição na UERJ: estande com um pôster contendo informações sobre hipóxia-isquemia perinatal. O pôster teria algumas imagens sobre o assunto – nada muito chocante – esquemas anatômicos do encéfalo, a fim de apontar as áreas afetadas durante a hipóxia; um mapa conceitual para explicar tal evento e os danos desencadeados ao sistema nervoso central; esquemas ilustrando os modelos experimentais para o estudo da hipóxia-isquemia perinatal e imagens que demonstram as possíveis terapias (administração de fármacos, de moléculas tireotrópicas, de células-tronco). Utilizando-se uma linguagem adequada, seria explicado o que é a hipóxia-isquemia perinatal. Dados quantitativos sobre o número de crianças que sofrem esse estresse e fatores que o acarretam seriam abordados. Falaríamos sobre o que ocorre no sistema nervoso central (perda neuronal e de oligodendrócitos em áreas envolvidas com a fala, locomoção, memória e aprendizado) e o que isso acarreta: dificuldade na fala, na locomoção, déficits de atenção, de memória e aprendizado, epilepsia e paralisia cerebral. Por fim, falaríamos sobre modelos animais para estudar hipóxia-isquemia perinatal. Seriam expostos alguns dos dados que tenho e o que eu faço no meu laboratório. Além disso, falaríamos sobre terapias para reverter os danos gerados por tal injúria.

Data: 12 a 15 de março, 2012

Horário: Das 15:00 às 18:00

Local: UERJ (hall dos elevadores), Rio de Janeiro – RJ

 

 

  • 12 a 16/03 –  O cérebro vai à escola

Responsável: Gabriela dos Santos Leite Boechat

Email: gabboechat@hotmail.com

Colaboradores: Equipe técnico-pedagógica da escola e professores.

Instituições de apoio/realização: Escola Municipalizada Elcira de Oliveira Coutinho

Telefone: (22) 7813-4920

Descrição da atividade: Será apresentada aos alunos da escola (desde a educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental) a importância e relevância dos estudos do cérebro através de palestra expositiva. Serão apresentados, também, alguns dados e curiosidades de pesquisas recentes e avanços no campo neurocientífico. Após esta apresentação, os alunos serão convidados a realizar algumas atividades de estimulação cerebral, principalmente de estimulação do hemisfério não-dominante, através de atividades simples, brincadeiras e dinâmicas de grupo. Tudo será registrado e documentado para formação de um portfólio. O projeto na íntegra encontra-se em poder da organizadora responsável e disponível na escola.

Data: 12 a 16 de março, 2012

Horário: 14:00

Local: Escola Municipalizada Elcira de Oliveira Coutinho, Saquarema – RJ

 

 

  • 12 a 18/03 –  Semana do Cérebro em Santos – SP

Responsável: Alexandre Valotta da Silva

Email: cerebroemsantos@gmail.com

Colaboradores: Prof. Dr. Cristiano M. Silva; alunos de mestrado: Catherine Ássuka Giriko; José Simões; Juliana Olivetti; Luciana Ramalho, Nara Carpinelli Caetano; Priscilla Medeiros; alunos de iniciação científica: Fernando de Oliveira Rosa; Mateus Silvestrin; Paula Santos; pós-doutoranda: Marízia do Amaral Toma.

Instituições de apoio/realização: UNIFESP, campus da Baixada Santista

Telefone: (13) 3221-8058

Descrição da atividade: O evento terá o formato de uma feira de ciências. Cada estande abordará um tema sobre o sistema nervoso, expostos de maneira contextualizada, no formato de curiosidades, sendo o último reservado à distribuição de jogos e atividades para fixação do conteúdo e que contemplem diversas áreas do saber. Os temas abordados compreendem anatomia, fisiologia, histologia, funções mentais superiores, funcionamento do cérebro com drogas, amor prazer, ilusões de ótica e curiosidades. Os alunos poderão visitar os estandes na forma de visita guiada e sequencial. O enfoque do evento será a alunos do Ensino Médio.

Data: 12 a 18 de março, 2012

Horário: 07:00 às 17:00

Local: Escolas da rede pública e particular, Santos – SP

 

 

  • 12 a 18/03 –  Semana do Cérebro na Universidade Federal de Santa Maria

Responsável: Gilberto Felipin Júnior

Email: gilfelipin@hotmail.com

Colaboradores: Acd. Luciana Scherer; Acd. Daniel de Paula Santana; Acd. Maurício Hoffmann; Acd. Guilherme H. Klein; Acd. Antônio Prates; Acd. Giordano Alves; Prof. Dr. Ângelo B. M. Cunha; Prof. Dr. Maurício Möller Martinho; Md. Roberto Correa; Profa. Dra. Michele Rechia Fighera.

Instituições de apoio/realização: UFSM

Telefone: (55) 9966-8326

Descrição da atividade: Durante a semana, almeja-se que esta atividade de extensão sirva intercâmbio de ideias e divulgação científica de estudos em Neurociência e Comportamento; em última análise, de estudos sobre o cérebro. Almeja-se também a promoção e ampliação do diálogo entre a comunidade da UFSM, a comunidade de Santa Maria, os acadêmicos envolvidos na organização desse projeto, os professores convidados da UFSM e a comunidade escolar de Santa Maria convidada. Os acadêmicos estarão encarregados da coordenação e organização da semana de atividades, abaixo especificada, no intuito de promover maior integração do conhecimento relativo ao cérebro e à comunidade. O coordenador geral e científico é o Prof. ângelo B. M. Cunha, chefe do Departamento de Neuropsiquiatria do CCS, UFSM.

O público-alvo será a comunidade científica e acadêmica da UFSM, de outras instituições de ensino da cidade de Santa Maria e comunidade em geral. Será colocada lista de presença para os participantes do evento. Durante toda a semana, serão realizadas atividades em escolas de ensino fundamental visando a uma maior interação dos alunos com o conhecimento referente ao cérebro humano. Serão realizadas apresentações de cunho acadêmico no âmbito da UFSM, abordando as grandes áreas de Psiquiatria, Neurologia e Radiologia, com professores e profissionais das áreas. Será realizado evento em praças públicas para divulgação de questões referentes ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), levantando a importância do diagnóstico precoce, fatores de proteção e risco, além de outros aspectos.

Data: 12 a 18 de março, 2012

Horário: 13:00 às 22:00

Local: UFSM, escolas de Ensino Fundamental convidadas de Santa Maria e praças públicas da cidade de Santa Maria – RS

 

 

  • 12 a 18/03 –  PPG Neurociências da UFRGS na I Semana Nacional do Cérebro, 2012

Responsável: Jorge A. Quillfeldt

Email: quillfe@ufrgs.br

Website: http://neurociencias.ufrgs.br

Colaboradores: Carla Damaz; Patrícia P. Silveira; Luciano P. Rodrigues; Matilde A. Elena; Tadeu Melo e Souza; Elaine Elisabetsky; Carmem Gottfried; Mirna Bainy Leal; Simone Marcuzzo; Carlos Alberto S. Gonçalves (docentes do PPG Neurociências, ICBS/UFRGS); Lucas de Oliveira Álvares (PNPD); Maria Elisa Calcagnotto (convidada, PNPD do Depto. Bioquímica, UFRGS); Fabiana Santana dos Santos; Lindsey Cassini; Ana Paula Crestani (discentes).

Obs.: Como ainda estamos reunindo voluntários para as últimas duas atividades, a lista completa dos nomes só estará disponível no final da semana que vem. Comprometo-me (Jorge A. Quillfeldt) a enviar a lista para fins de certificação.

Instituições de apoio/realização: PPG Neurociências, ICBS – UFRGS

Telefone: (51) 9979-4325

Descrição da atividade: São atividades diárias, durante toda a Semana do Cérebro, de segunda a domingo, incluindo 4 palestras, 1 bate-papo com pesquisadores, 1 filme-debate e 1 intervenção pública no Brique da Redenção, tradicional ponto de reunião da população nos domingos de manhã em Porto Alegre. A programação é a seguinte:

Palestra 1: “É verdade que só usamos 10% do nosso cérebro?” – Jorge A. Quillfeldt, PPG Neurociências, ICBS/UFRGS. Segunda-feira 12/03, 19:00, Salão de Atos II, UFRGS.

Palestra II: “O cérebro descontrolado: epilepsia, preconceitos e verdades” – Maria Elisa Calcagnotto, Depto. Bioquímica, ICBS/UFRGS. Terça-feira 13/03, 19:00, Sala Multimeios do Planetário da UFRGS.

Palestra III: “Por que as zebras não têm úlcera? O estresse nosso de cada dia” – Carla Damaz e Patrícia P. Silveira, PPG Neurociências, ICBS/UFRGS. Quarta-feira 14/03, 19:00, Sala Multimeios do Planetário da UFRGS.

Palesta IV: “A medula lesionada: promessas e mitos das células-tronco” – Luciano Palmeiro Rodrigues, UFCSPA (e ex-PPG Neurociências, ICBS/UFRGS). Quinta-feira 15/03, 19:00, Salão de Atos II, UFRGS.

Bate-papo: “Tudo que tu querias saber sobre o cérebro e nunca tiveste coragem de perguntar” – equipe de professores do PPG Neurociências, ICBS/UFRGS. Sexta-feira 16/03, 19:00, Sala Multimeios do Planetário da UFRGS.

Filme-debate: “Em busca da memória – a neurociência de Eric Kandel, Prêmio Nobel” – Exibição na íntegra (93 min) seguida de debate com equipe do Laboratório de Psicobiologia e Neurocomputação, PPG Neurociências UFRGS. Sábado 17/03, 09:00, Auditório da Bioquímica, ao lado da Faculdade de Farmácia da UFRGS (Av. Ipiranga).

Cérebros no Brisque, intervenção da I Semana Nacional do Cérebro no Brisque da Redenção – Pós-graduandos do PPG Neurociências, ICBS/UFRGS. Domingo 18/03, 09:00 às 14:00, Rua José Bonifácio

Data: 12 a 18 de março, 2012

Horário: 19:00 às 21:00 (dias de semana) e 09:00 em diante (fim-de-semana)

Local: Vários locais na UFRGS e Porto Alegre – RS, acima discriminados

 

 

  • 13/03 – Neuroeduca vai à escola: atividades interativas no ensino fundamental

Responsável: Alexandra Moraes Maiato

Email: xandamaiato@yahoo.com.br

Colaboradores: Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho; Melissa Orlandin Nunes; Marcelo Nunes

Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio Grande

Telefone: (53) 9164-1014

Descrição da atividade: O evento objetiva divulgar conhecimentos neurocientíficos para alunos de Ensino Fundamental do município de Rio Grande – RS. Esses alunos, ao obterem de forma interativa e lúdica informações científicas acerca da anatomia e do funcionamento do cérebro, têm possibilidade de melhor entender como funciona a memória, a atenção, as emoções e percepção multissensorial. Ao verificarem que as memórias constituídas em histórias particulares são ponto de partida para nossos comportamentos motores e emocionais, mas que não são imutáveis nem totalmente confiáveis, terão condições de compreender os mecanismos que influenciam na sua conduta cognitiva.

Data: 13 de março, 2012

Horário: Das 08:30 às 11:00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanda Rocha Martins, Rio Grande – RS

 

 

  • 13/03 – Apreciação de artes visuais e atividades artísticas por idosos: programa de terapia antiestresse

Responsável: Polianna Delfino Pereira

Email: polidelfino@yahoo.com.br

Colaboradores: Norberto Garcia-Cairasco; Eduardo Henrique de Lima Umeoka; Érica Maria Granjeiro; Jéssica Cristina Santos; Luciane Strambi; Maurício Benedetti; Natália Minto Benedetti; Rodrigo Merino

Instituições de apoio/realização: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Telefone: (16) 3602-3023

Descrição da atividade: Os idosos irão apreciar uma exposição de artes e avaliação de seus efeitos cardiovasculares. Serão expostas dez pinturas, que os idosos deverão apreciar durante 30 min. Logo após, serão estimulados a expressar os seus sentimentos, pensamentos e opiniões. Para avaliar o impacto dessas atividades de artes visuais no sistema cardiovascular dos idosos, a pressão arterial e frequência cardíaca serão medidas antes e após as atividades artísticas.

Data: 13 de março, 2012

Horário: 13:00

Local: Residencial Vitativa, Av. Costábile Romano 1680, Ribeirão Preto – SP.

 

 

  • 13 e 15/03-  Conhecendo o sistema nervoso: desenvolvimento, organização, função e problemas da falta de oxigênio

Responsável: Maria Inês Nogueira

Email: minog@usp.br

Colaboradores: USP: Sílvia Honda Takada; Bárbara Milan Martins; Aline Perez Vieira; Vítor Yonamine Lee; Lidiane Maria dos Santos Lima; Suélen Barbosa Lima; Maria Inês Nogueira; AACD: Luis Alonso Garcia; Gláucia Somensi de Oliveira Garcia; Alice Rosa; Marcelo Ares.

Instituições de apoio/realização: Instituto de Ciências Biomédicas e Instituto de Psicologia da USP e AACD (Associação de Assistência à Criança Defeituosa)

Telefone: (11) 3091-7401

Descrição da atividade: Serão efetuadas 4 apresentações de um período cada na AACD para os visitantes, pacientes e cuidadores. Serão expostos para interação modelos 3D do sistema nervoso central, um torso e um cérebro, mais um modelo do neurônio, nervo e músculo, além de 2 painéis com figuras ilustrativas de: (1) Desenvolvimento do sistema nervoso e períodos críticos; (2) Organização do sistema nervoso, função e problemas da falta de oxigênio.

Data: 13 de março e 15 de março, 2012

Horário: Das 10:00 às 12:00 e das 13:00 às 15:00

Local: AACD, Rua Prof. Ascendino Reis 724, Vila Clementino, São Paul0 – SP.

 

 

  • 13/03 –  Ciclo de palestras na Universidade Federal do Pará

Responsável: Givago da Silva Souza

Email: givagosouza@ufpa.br

Colaboradores: Bruno Duarte Gomes (palestrante); Cláudio Eduardo Correa Teixeira (palestrante); Eliza Maria da Costa Brito Lacerda (organização); Carolina dos Santos Araújo (organização), Mellina Monteiro Jacob (organização); Verônica Gabriela Ribeiro da Silva (organização); Bárbara Begot Oliveira Risuenho (organização); Isabelle Christine Vieira da Silva Martins (organização)

Instituições de apoio/realização: UFPA

Telefone: (91) 9203-4577

Descrição da atividade: Será realizada uma tarde de palestras com o seguinte programa:

Das 14:00 às 15:00: Neurociência computacional: para que serve isso? (Prof. Dr. Bruno Duarte Gomes, UFPA)

Das 15:00 às 16:00: Como as ilusões perceptuais nos ajudam a estudar a neurologia sensorial? (Prof. Dr. Givago da Silva Souza, UFPA)

Das 16:00 às 16:30: Café

Das 16:30 às 17:30: Mecanismos epigenéticos e aprendizado perceptual (Prof. Dr. Cláudio Eduardo Correa Teixeira, UNAMA e Faculdade FAZ)

Data: 13 de março, 2012

Horário geral: Das 14:00 às 17:30

Local: Auditório do Núcleo de Medicina Tropical, UFPA, Belém – PA.

 

 

  • 13/03 –  A hora do cérebro

Responsável: Maria Monteiro Fróes

Email: riosfnchapter@gmail.com

Website: http://riosfnchapter.blogspot.com/

Colaboradores: Mário Florano (Inst. Biofís. Carlos Chagas Fo., UFRJ); Cláudio Serfaty (Inst. Biologia, UFF); Clarissa Schitine) Inst. Biofísica Carlos Chagas Fo., UFRJ); Ricardo Reis (Inst. Biofísica Carlos Chagas Fo., UFRJ).

Instituições de apoio/realização: Fio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências

Telefone: (21) 2552-1195

Descrição da atividade: Convidamos você para uma hora com cientistas, uma hora de papo-cabeça. O que o cérebro tem realmente a ver com nossos sentidos, com o que sentimos, o que comemos, com as drogas que consumimos? Que papo é esse?!

Data: 13 de março, 2012

Horário: 18:00 às 19:00

Local: Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa 762, Praia do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ

 

 

  • 13/03 –  Como podemos educar nossas emoções?

Responsável: Edson Amaro Jr.

Email: edson.amaro@gmail.com

Website: http://www.einstein.br/Pesquisa/Instituto-do-cerebro/Paginas/Instituto-do-cerebro.aspx

Colaboradores: Elisa Harumi Kozasa; Lia Diskin

Instituições de apoio/realização: Instituto do Cérebro – Hospital Albert Einstein / Palas Athena / UNESCO

Telefone: (11) 2121-3727

Descrição da atividade: Este evento é a 94a palestra promovida no Brasil pela UNESCO em parceria com o Instituto Palas Athena e destinado ao público geral. Esta palestra será um guia numa viagem pelas nossas emoções. Como as emoções são geradas e como podemos ter algum nível de controle das nossas reações com treinamento simples. A palestra é baseada em informações da literatura científica, especialmente de experimentos de neuroimagem e comportamento. Com uso de treinamento atencional e técnicas de meditação é possível obter algum grau de controle e promover melhor adaptação. A palestrante (Dra. Elisa Kozasa) é uma pesquisadora ativa em atenção e meditação. Seu artigo recente é top download no website da revista Neuroimage.

Data: 13 de março, 2012

Horário: 19:00

Local: Anfiteatro do MASP – Av. Paulista 1578, São Paulo – SP.

 

 

  • 13 a 16/03 –  I Semana do Cérebro na UFRN, Natal – RN

Responsável: Carolina Araújo Souza

Email: carolaraujo@neuro.ufrn.br

Website: http://semanadocerebroufrn.wordpress.com

Colaboradores: Anderson Henrique França Figueiredo Leão; André Luis Hernandez Pantoja; Andréa Lima de Sá; Annie da Costa Souza; Bruna Soares Landeira; Bryan da Costa Souza; Cláudio Marcos Teixeira de Queiroz; Dênis Izac Pereira de Souza; Fábio Viegas Caixeta; Hermany Munguba Vieira; Jéssica de Andrade Pessoa; John Fontenele Araújo; Joyse Ashley Vitorino de Medeiros; Juliana Alves Brandão; Juliana Cavalcante de Moura; Marcos Romualdo Costa; Natália Bezerra Mota; Pedro Bruno Fernandes; Phiética Raíssa Rodrigues da Silva; Rafael Neia Barbosa Scott; Renata Figueiredo Anomal; Rodrigo Neves Romcy-Pereira; Sérgio Arthuro Mota Rolim; Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro; S’ylvia Galvão de Vasconcelos Pinheiro; Thyago Bezerra Lima; Vítor Lopes dos Santos.

Instituições de apoio/realização: Instituto do Cérebro, UFRN

Telefone: (84) 9134-0047

Descrição da atividade:

1. Oficinas de percepção sensorial. Apresentaremos no Museu de Ciências Morfológicas algumas oficinas e exposições. A ideia é fazer algo divertido, prático e interessante para todas as idades! Os visitantes entrarão em contato com alguns conceitos básicos da neurociência, além de experimentos e um brinquedo que utiliza recursos de EEG (eletroencefalograma) para que possamos “mover objetos com a mente”

2. Ciclo de palestras

O cérebro ao longo dos séculos (Prof. Cláudio Queiroz)

Optogenética (Hermany Munguba)

Neurociências, mente e subjetividade (Rafael Scott)

Em busca do sono perdido (Prof. John Fontenele)

Ritmos cerebrais: nas ondas do pensamento (Fábio Caixeta)

Quer aprender melhor? Pergunte à neurobiologia do aprendizado como! (Anderson Leão)

Psicoses e o que chamamos de loucura (Natália Mota)

Olha quem está falando! Etapas da aquisição de linguagem (Joyse Medeiros)

Sonhos lúcidos: entrando na matrix onírica (Sérgio Arthuro)

As neurociências na mídia: o simplificado e o distorcido (Vítor Santos)

3. Palestra de abertura do BiomediCINE. O Prof. Sérgio Neuenschwander falará sobre a importância do cinema como experiência individual e a sua influência no aprendizado.

4. Exibição do documentário “Em busca da memória”. Após o término do filme, o Prof. John Fontenele abrirá o debate entre os participantes.

Data: 13 a 16 de março, 2012

Horário: Das 14:00 às 17:00; e das 19:00 às 21:00

Local: Centro de Biociências, UFRN

 

 

  • 13 a 16/03 –  O que são as neurociências?

Responsável: Amauri Gouveia Júnior

Email: gouveiajr.a@gmail.com

Colaboradores: Bruno Rodrigues dos Santos; Felipe Leite; Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias; Lílian Danielle Paiva Magno.

Instituições de apoio/realização: UFPA, Programa e Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento; Programa de Pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular; Faculdade de Educação e Ciências Sociais; Campus de Abaetuba – Baixo Tocantins.

Telefone: (91) 9632-1808

Descrição da atividade: Palestras de divulgação seguidas de debate, voltadas para alunos das unidades e para a população em geral. O que são as neurociências? Como as drogas alteram o comportamento? Relações sociais, linguagem e o desenvolvimento e evolução do cérebro. Palestrantes: alunos de mestrado e doutorado dos programas participantes.

Data: 13 a 16 de março, 2012

Horário: Das 16:00 às 18:00

Local: UFPA, Campus Abaetetuba

 

 

  • 14/03 –  Neuroeduca vai à escola: contação de estórias: “O esquecimento do neurônio lembrador” (Roberto Lent)

Responsável: Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

Email: fahc@vetorial.net

Colaboradores: Alexandra Moraes Maiato; Melissa Orlandin Nunes

Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio Grande

Telefone: (53) 8111-3033

Descrição da atividade: Um dos principais instrumentos que pode ser utilizado na divulgação científica para crianças é a literatura infantil. Instrumento este que é de grande importância, pois auxilia no processo de desenvolvimento cognitivo, exercita a criatividade e permite abordar diversos assuntos de maneira fantasiosa. Assim, a contação da estória “O esquecimento do neurônio lembrador” (Roberto Lent) pode ser explorada a partir do lúdico e da fantasia, proporcionando respostas para inúmeras indagações do mundo infantil em torno do funcionamento do cérebro.

Data: 14 de março, 2012

Horário: 14:00

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa, Rio Grande – RS.

 

 

  • 14/03 –  A psicologia na Semana Nacional do Cérebro

Responsável: Mirella Gualtieri

Email: mirellag@usp.br

Colaboradores: Marcelo Fernandes da Costa; Elaine Zachi.

Instituições de apoio/realização: Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia.

Telefone: (11) 9523-1494

Descrição da atividade: Serão apresentadas três conferências sobre diferentes funções cerebrais. 1: Neuropsicologia da atenção (Elaine Zachi, IP-USP). 2: Lateralização hemisférica em processamento sensorial visual (Marcelo Costa, IP-USP). 3: O que as ilusões nos ensinam sobre o cérebro? (Mirella Gualtieri, IP-USP). Após as conferências dos convidados, haverá uma roda de debate sobre os temas apresentados.

Data: 14 de março, 2012

Horário: Das 14:00 às 18:00

Local: Instituto de Psicologia da USP, Bloco B, Sala 20

 

 

  • 14/03 –  Estresse, memória e aprendizagem

Responsável: Lucas Furstenau de Oliveira

Email: lfoliveira@ucs.br

Website: http://www.ucs.br

Instituições de apoio/realização: Universidade de Caxias do Sul – RS

Telefone: (54) 3218-2100

Descrição da atividade: O evento será uma apresentação sobre estresse, memória e aprendizagem. Com relação a estresse, serão discutidas sua classificação, seus mecanismos e os hormônios envolvidos. Sobre memória, serão discutidas as fases de formação e de evocação. Será dada ênfase ao papel do hipocampo. Os temas serão integrados com a discussão dos efeitos do estresse crônico sobre a proliferação e apoptose no giro denteado do hipocampo. Será também abordado o papel do hormônio ocitocina como regulador da resposta de estresse e também como modulador da evocação das memórias.

Data: 14 de março, 2012

Horário: 20:00

Local: Universidade de Caxias do Sul – RS, Auditório do Prédio H

 

 

  • 15/03 – Linguagem e surdez

Responsável: Mônica Marins da Silva

Email: monica32rj@yahoo.com.br

Colaboradores: Silene Pereira Madalena

Instituições de apoio/realização: Universidade Veiga de Almeida, Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES)

Telefone: (21) 3116-2856; 9665-1442

Descrição da atividade: Palestra em PowerPoint sobre a importância da aquisição precoce de primeira língua e, no caso dos surdos, da oferta da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) o mais cedo possível, e principalmente antes de saber se a criança se adaptará ao implante coclear. Dessa forma, divulgaremos a existência do período crítico para aquisição da linguagem e as consequências nefastas do atraso na oferta de uma língua, inclusive para a aprendizagem da matemática.

Data: 15 de março, 2012

Horário: 10:00

Local: Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Rua das Laranjeiras 232, Rio de Janeiro – RJ.

 

 

  • 15/03 – Neurociência para todos: atividades interativas

Responsável: Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

Email: fahc@vetorial.net

Colaboradores: Ana Lúcia Costa; Mírian Bohrer; Melissa Orlandin Nunes; Mauren Oliveira; Alexandra Moraes Maiato; Lidiane Dal Bosco; Renata Peixoto

Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio Grande – RS

Telefone: (53) 8111-3033

Descrição da atividade: É perceptível que questões e curiosidades acerca do funcionamento do cérebro costumam ser muito comuns também em meio à população que não está inserida no meio científico. Dessa forma, objetivando a divulgação de conhecimentos neurocientíficos para a comunidade em geral, atividades lúdicas e interativas serão propostas em local público de fácil acesso e de grande movimento de pedestres.

Data: 15 de março, 2012

Horário: Das 10:00 às 15:00

Local: Largo Dr. Pio, Centro, Rio Grande – RS.

 

 

  • 15/03 – Mitos e verdades sobre o cérebro

Responsável: Olagide Wagner de Castro

Email: olagidew@rfi.fmrp.usp.br

Colaboradores: Victor Rodrigues Santos; Marília Gabriella Pereira; Teddy Talbolt; Ana Luiza Ferreira; Norberto Garcia-Cairasco

Instituições de apoio/realização: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Telefone: (16) 3602-3023

Descrição da atividade: Ciclo de palestras sobre o cérebro, incluindo temas como Doença de Alzheimer, Audição, Neurodesenvolvimento e Neurobiologia do amor.

Data: 15 de março, 2012

Horário: 14:00

Local: Colégio Almeida Garret, Rua Visconde de Inhaúma 157, Ribeirão Preto – SP.

 

 

  • 15/03 – À flor da pele, à luz dos olhos

Responsável: Cecília Hedin Pereira

Email: cecilia.hedin@gmail.com

Website: http://riosfnchapter.blogspot.com

Colaboradores: José Eduardo Gonçalves; Amanda Dutra; Pedro Moura; João Ricardo Lacerda de Menezes; Mário Fiorani Júnior; João Guedes da Franca; Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

Instituições de apoio/realização: Rio SfN Chapter

Telefone: (21) 2562-6473

Descrição da atividade: Oficina que desenvolve conceitos pilares da neurobiologia dos sistemas sensoriais, tomando como modelos os sistemas visual e somestésico e o sistema motor no humano. Oferecida aos alunos do Ensino Médio da Escola Parque (unidade Barra).

Data: 15 de março, 2012

Horário: Das 14:00 às 17:00

Local: Escola Parque (unidade Barra), Rua Pedra de Itaúna 111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

 

 

  • 15/03 – As portas da percepção: desvendando mistérios do sistema sensorial

Responsável: Danilo Benette Marques

Email: danilobenette@gmail.com

Website: http://ead.hemocentro.fmrp.usp.br/joomla/index.php/programas/adote-um-cientista

Colaboradores: Profa. Dra. Marisa Ramos Barbieri; Ádamo Siena; Dr. André Perticarrari; Fernando Rossi Trigo; Gisele Oliveira; Dra. Maria José Gerlack Vecchia; Dr. Ricardo Marques Couto; Rosemeire Rosa Tritolão

Instituições de apoio/realização: Hemocentro de Ribeirão Preto – Casa da Ciência

Telefone: (16) 3234-7287

Descrição da atividade: Palestra vinculada ao projeto “Adote um Cientista” do Hemocentro de Ribeirão Preto, tendo como público-alvo alunos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública de ensino. A palestra é a segunda ocorrida no programa no ano de 2012, seguida pela apresentação ministrada pelo Prof. Dr. Dimas Covas sobre ciência e método socrático de indagação sobre as informações do cotidiano. A palestra “As portas da percepção” tem o intuito de apresentar casos em que nosso sistema sensorial e nosso cérebro pode nos enganar e a possível explicação biológica disso, estando portanto contextualizada com a apresentação ocorrida na semana anterior.

Data: 15 de março, 2012

Horário: 14:30 às 17:00

Local: Hemocentro de Ribeirão Preto – Casa da Ciência – Anfiteatro Vermelho

 

 

  • 15/03 – Seleção de modelos, o ritmo do Português e o que isso tem a ver com a neurociência

Responsável: Juliana Soares

Email: jmsoares@biof.ufrj.br

Website: http://www.espacoalexandria.ufrj.br

Instituições de apoio/realização: Espaço Alexandria / UFRJ

Telefone: (21) 2562-6561

Descrição da atividade: Palestra ministrada pelo Prof. Antônio Galves, fazendo parte do Ciclo de Palestras do Espaço Alexandria.

O artigo “Context tree selection and linguistic rhythm retrieval from written texts” de Galves et al. (AOAS, 2012, no prelo) trata da seguinte questão: como identificar marcas rítmicas em textos escritos? Esse artigo mostra que essa questão linguística pode ser formulada como um problema de seleção de modelos na classe das cadeias estocásticas com memória de alcance variável. Aplicada a textos escritos em Português Brasileiro e Português Europeu, essa abordagem fornece evidências estatísticas corroborando a conjectura segundo a qual essas duas variantes do Português implementam ritmos distintos. Nessa apresentação, vamos discutir em que medida a seleção estatística de modelos, exemplificada esse estudo de caso linguístico, fornece uma chave de leitura para processos neuronais do tipo aprendizagem e formação de memórias.

Antônio Galves é probabilista. Sua primeira área de pesquisa foram os Sistemas Markovianos de Partículas. A possibilidade de utilizar esses sistemas para modelar sistemas termodinâmicos o levou a se interessar pelo estudo rigoroso de problemas de Física-Estatística fora do equilíbrio. Artigos seus contribuíram para a formulação de duas direções novas de pesquisa nessa área: o estudo do comportamento hidrodinâmico e o estudo do comportamento metaestável, trajetória por trajetória. Já então começou a se interessar pelo tamanho probabilístico rigoroso de uma questão central da Linguística: a modelagem da mudança nas línguas naturais. A necessidade de modelar os dados linguísticos o levou a se interessar pelo desenvolvimento de resultados novos de inferência em cadeias estocásticas de ordem infinita e, em particular, pelas cadeias de memória de alcance variável que parecem ser modelos ideais para contornos rítmicos nas línguas naturais. Há pouco mais de um ano se interessa pelas possíveis pontes e analogias entre a linguística e a neurociência. Em particular, está estudando a possibilidade de modelar os sistemas de processamento neural através de cadeias e sistemas com interações de alcance variável. Coordena o projeto “Matemática, computação, linguagem e cérebro”, que em 201 foi selecionado pela USP no quadro de seu edital e apoio à pesquisa. Professor titular da USP, ele é também membro da Academia Brasileira de Ciências e Grã-cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Data: 15 de março, 2012

Horário: 15:00

Local: UFRJ, Ilha do Fundão, COPPE/CT, Bloco G, Sala 122.

 

 

  • 15/03 – Bases neurobiológicas dos sentimentos

Responsável: Nelson de Mello

Email: ndemello@hotmail.com

Website: http://www.nelsonounico.blogspot.com

Instituições de apoio/realização: Unisul

Telefone: (48) 9911-5949

Descrição da atividade: Palestra expositiva e dialogada utilizando recursos multimídia. As sociedades apresentam dinâmicas variadas em relação aos comportamentos que possibilitam a manutenção da espécie humana viva. Atualmente, muitos tabus foram quebrados em relação ao comportamento reprodutivo e sentimentos e, o sexo feminino tem mostrado uma ascensão social que, com justiça, está reduzindo as desigualdades em nossa sociedade machista e patriarcal. Não obstante a evolução social dos comportamentos reprodutivos, a ciência cognitiva busca explicações para os mais variados comportamentos, que outrora, pareciam apenas relações puramente sociais, e hoje sabemos que se mostram solidificados em bases neurobiológicas as quais não evoluíram muito ao longo dos séculos. Diante desta realidade, se faz necessário a popularização dos conhecimentos científicos que tentam explicar os mais variados comportamentos humanos, visando mostrar que muitas coisas que pareciam tabus, são simplesmente demonstrações de que mantemos nossas bases neurobiológicas intactas ao longo das gerações. Portanto, podemos explicar muitos comportamento em relação a sentimentos baseados em funcionamento cerebral.

Principais Conteúdos abordados: A função dos sentimentos; O amor e o sexo; Os princípios da atração; O que o homem procura; O que a mulher procura; O que nos atrai; Como é o cérebro de alguém apaixonado; Os relacionamentos e a saúde; O que mantém duas pessoas juntas; A família e a sociedade; Com manter um relacionamento sereno; Drogas e a paixão?

Data: 15 de março, 2012

Horário: 19:00

Local: Unisul: Campus Pedra Branca, Auditório G, Florianópolis – SC.

 

 

  • 15/03 – Comorbidade

Responsável: Arthur A. R. Alves

Email: arthurdoomer@gmail.com

Website: http://www.arthurdoomer.com

Colaboradores: Prof. Dr. Norberto Garcia-Cairasco; Prof. Dr. Mário Francisco Juruena; Callil João; Artur Fernandes; Eduardo Henrique de Lima Umeoka.

Instituições de apoio/realização: Laboratório de Neurofisiologia e Neuroetologia Experimental, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP

Telefone: (16) 8243-7834

Descrição da atividade: “Comorbidade” é o título da oitava exposição do projeto Vernilounge (Espaço A Coisa), com 10 obras do artista Arthur Doomer e um bate-papo sobre epilepsia, depressão, estresse, neurociência e arte, com a presença do neurocientista Prof. Dr. Norberto Garcia-Cairasco (LNNE, FMRP-USP) e do psiquiatra Prof. Dr. Mário Francisco Juruena (FMRP-USP). Haverá discotecagem pela Turma do Groove.

Data: 15 de março, 2012

Horário: 20:00

Local: Espaço A Coisa, Rua Amador Bueno 1300, Centro, Ribeirão Preto – SP (http://www.espacoacoisa.blogspot.com

 

 

  • 16/03 – Mostra de cinema comentado: o “fade-in” das neurociências

Responsável: Cláudio Serfaty

Email: claudio.serfaty@gmail.com

Website: http://riosfnchapter.blogspot.com

Colaboradores: Rachel Antonioli; Cecília Hedin-Pereira

Instituições de apoio/realização: Rio SfN Chapter, Programa Avançado de Neurociências e SBNeC

Telefone: (21) 8187-5477

Descrição da atividade: Seção de cinema, com apresentação do filme “O Garoto Selvagem”, com direção de François Truffaut (título original “L’Enfant Sauvage”), comentado em suas bases neurocientíficas (neuroplasticidade e aprendizagem) com alunos do nono ano da Escola Parque – unidade Barra.

Data: 16 de março, 2012

Horário: Das 08:00 às 10:30

Local: Escola Parque (unidade Barra), Rua Pedra de Itaúna 111, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

 

 

  • 16/03 – Descobertas neurocientíficas: possibilidades de melhor aprender

Responsáveis: Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

Email: fahc@vetorial.net

Colaboradores: Mauren Oliveira

Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio Grande

Telefone: (53) 8111-3033

Descrição da atividade: Palestra voltada aos alunos do Ensino Médio, objetivando, através da aproximação da neurociência com a educação, colaborar para a otimização do desempenho estudantil. Esses alunos, ao obterem informações científicas acerca da anatomia e do funcionamento do cérebro, têm a possibilidade de melhor entender como funciona a memória, a atenção, as emoções e a percepção multissensorial, ampliando suas condições de compreender os mecanismos que influenciam na sua conduta cognitiva, quer como aprendizes, quer como sujeitos sociais.

Data: 16 de março, 2012

Horário: 10:00

Local: Escola Salesiano Leão XIII, Rio Grande – RS.

 

 

  • 16/03 – Somos o que lembramos – entendendo a memória

Responsáveis: Lívia Hecke Morais e Stefânia Forner

Email: liviahmorais@gmail.com

Website: http://www.farmaco.ufsc.br

Colaboradores: Evelyn Cristina da Silva Santos; Filipe Carvalho Matheus; Tatiane Teru Takahashi; Vagner Linartevichi

Instituições de apoio/realização: UFSC

Telefone: (48) 3721-9491

Descrição da atividade: Será apresentada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola o conceito de memórias e neurobiologia. Por meio de palestra expositiva e jogos interativos, que abordarão memória musical, olfativa, espacial emocional e memória de curto e longo prazo.

Data: 16 de março, 2012

Horário: 14:00

Local: Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, Av. Madre Benvenuta 265, Trindade, Florianópolis – SC

 

 

  • 16/03 – Neurociência no Ateliê de Artes

Responsáveis: Artur Fernandes

Email: arturfernandes@uol.com.br

Colaboradores: Profa. Dra. Valéria Fazan; Luciane Strambi Frenhi

Instituições de apoio/realização: USP – Ribeirão Preto

Telefone: (16) 3602-3023

Descrição da atividade: A conexão entre neurociências e artes é encontrada durante a empreitada humana na Terra desde a era das pinturas nas cavernas, para as quais funções superiores cerebrais estavam envolvidas. Funções como a capacidade de abstração e utilização de símbolos. Atualmente é bem conhecida a participação de diferentes regiões cerebrais em processos como criatividade e expressão artística. Neste cenário, no contexto da Oficina Da Vinci, estudantes de um curso de artes visuais de Ribeirão Preto são convidados a dialogarem com uma artista plástica, uma professora de neuroanatomia, e um doutorando em fisiologia sobre conceitos artísticos e neurocientíficos como memória e abstração da realidade.

Data: 16 de março, 2012

Horário: 14:00

Local: Rua Profa. Edna Rocha de Freitas 417, Ribeirão Preto – SP

 

  • 16/03 – Oficina Da Vinci: neurociência e arte da Semana do Cérebro

Responsáveis: Norberto Garcia-Cairasco

Email: ngcairas@fmrp.usp.br

Colaboradores: Julián Tejada; Artur Fernandes; Olagide W. Castro; Victor Rodrigues Santos; Eduardo Umeoka

Instituições de apoio/realização: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

Telefone: (16) 3602-3330

Descrição da atividade: Nesta oficina, o Laboratório de Neurofisologia e Neuroetologia Experimental (LNNE), um típico laboratório de neurociência básica, unirá expressões artísticas gráficas referidas às neurociências e a funções e disfunções cerebrais. Por meio de ferramentas de artes visuais, convencionais e digitais, além de expressões artísticas acadêmicas, figurativas, contemporâneas e surreais, serão discutidas as expressões das emoções. com um forte componente Darwiniano.

Data: 16 de março, 2012

Horário: Das 14:00 às 16:00

Local: Pátio Interno do Prédio Central, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP

 

 

  • 16/03 – Brincando com o cérebro

Responsável: Norberto Garcia-Cairasco

Email: mariliapereira@usp.br

Colaboradores: Ana Luiza Ferreira Donatti; Eduardo Umeoka; Marília Gabriella Pereira; Poliana Delfino; Simone Marroni

Instituições de apoio/realização: USP, Ribeirão Preto

Telefone: (16) 3602-3023

Descrição da atividade: Serão desenvolvidas atividades com crianças de 4-5 anos envolvendo o descobrimento das partes e funções do cérebro. Com o objetivo de aguçar a curiosidade e o interesse sobre esse órgão tão complexo, vamos relacionar as partes do cérebro às cores e brincadeiras do cotidiano, por exemplo, o cerebelo e controle motor com a brincadeira do “mestre manda”.

Data: 16 de março, 2012

Horário: 15:00

Local: Escola de Educação Infantil Viver Feliz, Rua Luiz José Pessolo 75, Jardim Nova Aliança, Ribeirão Preto – SP

 

 

  • 16/03 – Cérebro: a máquina que transforma a realidade!

Responsável: Tiago Souza dos Santos

Email: santos.ts@hotmail.com

Colaboradores: Anderson Ribas; Eduardo Simão da Silva; Fábio Borges

Instituições de apoio/realização: UNIASSELVI, Blumenau – SC

Telefone: (48) 3721-8759

Descrição da atividade: Uma noite de palestras descrevendo e desvendando o mundo das neurociências. Serão apresentados importantes resultados de pesquisas feitas em todo o mundo, e as promessas e esperança que estas pesquisas trazem para toda a população mundial. Além disso, chamaremos atenção para o fato de que é o cérebro que constrói tudo aquilo que chamamos de realidade, e que esta realidade é diferente em cada um de nós.

Data: 16 de março, 2012

Horário: Das 19:00 às 22:00

Local: UNIASSELVI, Blumenau – SC

 

 

  • 17/03 – O cérebro em exercício

Responsável: Paula Cristina Alves de Araújo

Email: semanadocerebropsicobio@gmail.com

Colaboradores: André Bedendo de Souza; Bruno de Brito Antônio; César Augusto de Oliveira Coelho; Daniele Oliveira Köhn; Flávia de Mattos Egydio; Gabriel Natan de Souza Pires; Graziella Rigueira Molska; Murilo Ramos Rocha; Viviane Grassmann Marques

Website: http://www.facebook.com/semanadocerebropsicobio/

Instituições de apoio/realização: UNIFESP

Telefone: (11) 2149-0155

Descrição da atividade: Com o objetivo de transmitir à população em geral a importância dos estudos em Neurociência, o Departamento de Psicobiologia da UNIFESP irá realizar seu primeiro evento associado à Semana Nacional do Cérebro, coordenado pela SBNeC em parceria com a Dana Foundation. Utilizando testes cognitivos para os adultos, e atividades lúdicas para as crianças, pretendemos dialogar com o público sobre a relação entre as funções cerebrais e seu estilo de vida. O evento terá a duração de um dia, e será promovido pelos alunos de pós-graduação com apoio dos professores do Departamento de Psicobiologia.

Data: 17 de março, 2012

Horário: Das 9:00 às 17:00

Local: Parque do Ibirapuera, São Paulo – SP

 

 

  • 17 a 18/03 – Neurociências para todos

Responsável: Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

Email: fahc@vetorial.net

Colaboradores: Renata Peixoto; Melissa Orlandin Nunes; Alexandra Moraes Maiato; Mauren Oliveira

Instituições de apoio/realização: Universidade Federal do Rio Grande

Telefone: (53) 8111-3033

Descrição da atividade: O progresso atingido no campo neurocientífico, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro, tem sido objeto de interesse não só do meio acadêmico, sendo perceptível que questões e curiosidades acerca desse tema costumam ser muito comuns também em meio à população em geral. Diante desse interesse, a ação busca divulgar, através de atividades lúdicas e interativas, conhecimentos neurocientíficos para a comunidade do município de Rio Grande – RS, ocasionando a compreensão sobre como funciona a memória, atenção, emoções e o papel da percepção multissensorial.

Data: 17 e 18 de março, 2012

Horário: Das 16:30 às 19:00

Local: Chapéu de Palha, Praia do Cassino, Rio Grande – RS

 

 

  • 18/03 – Mecanismos neurais do envelhecimento

Responsável: Amanda Vitória Lacerda de Araújo

Email: amandavitoria@gmail.com

Colaboradores: Micaella Barbosa de Oliveira

Instituições de apoio/realização: UEPB

Telefone: (83) 9676-1924

Descrição da atividade: Apresentação por meio de palestra sobre os principais mecanismos responsáveis pelo envelhecimento cerebral e exposição de alguns meios (comprovados por estudos) capazes de garantir a atividade cerebral e retardar seu envelhecimento. A palestra tem por finalidade despertar a compreensão dos ouvintes a respeito do assunto e encorajar futuros estudos no tema tratado.

Data: 18 de março, 2012

Horário: Das 15:00 às 16:00

Local: Departamento de Fisioterapia da UEPB, Rua Juvêncio Arruda s/n, Campina Grande – PB